segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Bronzeamento Artificial

       O bronzeamento artificial, procedimento muito utilizado pelos que querem manter um "eterno" bronze, deixa a pele com um aspecto bonito, mas pode trazer uma série de inconvenientes e problemas de saúde, entre eles o câncer de pele.

       As câmaras de bronzeamento artificial, agem com maior intensidade e em tempo mais curto. Em geral, emitem raios UVA de forma concentrada. Como o responsável pela queimadura é o UVB, as pessoas acabam achando que o bronzeamento artificial não oferece riscos. Porém, o UVA das cabines de bronzeamento possui intensidade bem superior ao dos raios solares (é por isso que a pessoa se bronzeia mais rápido nas cabines), e essa radiação, apesar de não causar queimadura, continua sendo prejudicial à pele, levando a envelhecimento precoce e surgimento de câncer de pele.


Posição da Anvisa em relação ao bronzeamento artificial:

       A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) propõe novas regras para o uso do bronzeamento artificial:

• Proíbe o bronzeamento artificial para menores de 16 anos e por jovens com idade entre 16 e 18 anos que não apresentarem autorização do responsável legal.

• Impede a realização do tratamento em quem não fornecer ou apresentar avaliação médica indicando situação de risco. As Avaliações Médicas realizadas mais de 90 dias antes do início das sessões do cliente não serão aceitas.

• Desautoriza outra sessão de bronzeamento artificial em um intervalo inferior a 48 horas.

• Obriga as pessoas que pretendem se submeter ao bronzeamento artificial a assinar um termo, no qual irão declarar ter conhecimento do resultado da Avaliação Médica e dos riscos do uso da técnica.

• Os estabelecimentos que utilizam câmaras de bronzeamento devem informar a finalidade do uso da técnica, sem induzir ou estimular a utilização do bronzeamento.

• Caso defendam que a prática não precisa de avaliação médica, poderão ser processados por propaganda enganosa.

Para visualiaçao completa: http://www.conteudoglobal.com/beleza/bronzeamento_artificial/






4 comentários:

  1. Se formos pensar em todos os riscos, heim ...
    Estamos perdidos, são muitos.
    Muito iteressante como vocês abordaram o tema.

    Jéssica Boreli

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao grupo. o blog apresenta informações importantes que as vezes passam despercebidas por nós.São inúmeros os cuidados que devemos tomar, basta apenas nos conscientizarmos dos riscos.

    Samanta Costa-química 13 A

    ResponderExcluir
  3. A degradação do meio ambiente e de seus fatores naturais de proteção, somados aos esteriótipos de beleza, criam uma combinação perigosa que põe em risco a saúde de muitas pessoas, que buscam a todo custo "beleza". Neste aspecto, o grupo foi muito feliz ao tratar desse assunto que gera muita polêmica, ainda mais por ser um milionário comércio. Acredito ser possível estabelecer a ponderação entre beleza e saúde. Parabéns ao grupo.

    ResponderExcluir
  4. As informações contidas são importantes, pois não nos preocupamos em nos proteger ao sair no sol. Parabéns!

    Bruna Vasconcelos
    13A quimica

    ResponderExcluir